sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Meteorito pode abrigar provas de vida de Marte

Sinais de vida antiga marciana foram encontrado dentro de um meteorito do Planeta Vermelho?
Uma equipe de cientistas afirma que os túneis microscópicos e esférulas ricas em carbono que preenchem o interior de um meteorito marciano conhecido como Yamato 000.593 podem ter sido formados por organismos do Planeta Vermelho há muito tempo.

O novo estudo, que foi publicado na edição de fevereiro da revista Astrobiology, não afirma que Yamato 000.593 tenha provas conclusivas sobre vida em Marte. Mas a pedra pode realmente conter algo verdadeiramente especial, segundo os autores do estudo.

“Não podemos excluir a possibilidade de que as regiões ricas em carbono no meteorito podem ser o produto de mecanismos abióticos, porém, as semelhanças texturais e composicionais com amostras terrestres, que foram interpretadas como biogênicas, implicam na possibilidade intrigante de que as características na pedra foram formadas pela atividade biótica”, escreveram os autores.

O novo estudo vem 18 anos depois que pesquisadores anunciaram que tinham encontrado evidências de possíveis formas de vida em um outro meteorito marciano, conhecido como Allan Hills 84001 (ALH 84001). Grande parte da comunidade científica não levou o estudo a sério, concluindo que as características da rocha eram de origem abiótica.

O novo estudo já apresenta ceticismo semelhante, assim como seus autores, sem dúvida, sabiam que seria. A equipe de pesquisadores pretende continuar e ampliar sua investigação sobre a rocha de 13,5 kg, que os cientistas dizem que se formou a cerca de 1,3 bilhões de anos em Marte e caiu na Antártida 10.000 anos atrás, depois de ter decolado do Planeta Vermelho por um evento de impacto. [Space]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOTAL DE VIZUALIZAÇÕES