domingo, 30 de março de 2014

Geoengenharia uma chance de consertar as mudanças climáticas e acabar com aquecimento Global

Como o termo indica, a geoengenharia é a engenharia à escala planetária.  Ela envolve a tentativa de deter o curso da mudança climática através de mega-projetos - por semear a atmosfera com partículas refletoras, por exemplo, ou colocando espelhos gigantes em órbita ao redor da Terra para refletir a luz solar de volta ao espaço, ou por meio da fertilização do oceano com ferro para estimular o crescimento de plâncton absorção de carbono.
Como o termo indica, a geoengenharia é a engenharia à escala planetária. Ela envolve a tentativa de deter o curso da mudança climática através de mega-projetos - por semear a atmosfera com partículas refletoras, por exemplo, ou colocando espelhos gigantes em órbita ao redor da Terra para refletir a luz solar de volta ao espaço, ou por meio da fertilização do oceano com ferro para estimular o crescimento de plâncton absorção de carbono.

Não pode de fato ser um amplo acordo entre os cientistas de que a mudança climática está acontecendo, que os seres humanos estão causando isso e que é necessária uma acção urgente para evitar um desastre global. Novos relatórios da Associação Americana para o Avanço da Ciência e do Painel Intergovernamental das Nações Unidas sobre Mudança do Clima só aumenta o peso do veredicto de ciência sobre o assunto.  Apenas o que fazer sobre a mudança climática, no entanto - e quão rapidamente - ainda é uma questão de intenso debate político e estratégico.
E se você realmente quer ver as faíscas voam, tente sugerindo a geoengenharia como uma solução para o aquecimento global.
David Keith
David Keith levou o primeiro prêmio em exame prêmio física nacional do Canadá, ganhou o prêmio do MIT para a excelência em física experimental, e foi listado como um dos heróis da revista Time do Meio Ambiente para 2009. A proponente da geoengenharia para enfrentar a mudança climática, ele é agora um professor de física aplicada e de políticas públicas na Universidade de Harvard.(Cortesia de Harvard)
Como o termo indica, a geoengenharia é a engenharia à escala planetária.
Geoengenharia é uma tentativa de deter o curso da mudança climática através de um número de diferentes sistemas, tais como semear a atmosfera com partículas reflexivas. Ou colocar espelhos gigantes em órbita ao redor da Terra para refletir a luz solar de volta ao espaço. Ou fertilizar o oceano com ferro para estimular o crescimento de plâncton de absorção de carbono.
Para muita gente, parece que a ciência louca.
E geoengenharia tem sido um ímã para a controvérsia e críticas.Seus oponentes incluem alguns dos ambientalistas proeminentes a maioria do mundo, incluindo David Suzuki e Al Gore.
No início deste ano, de fato, o ex-vice-presidente dos EUA disse que a própria idéia de geoengenharia é "insano, totalmente louco e delirante ao extremo." Ele acrescentou que "o fato de que alguns cientistas que deveriam saber melhor estão realmente engajados em sérias discussão dessas alternativas é um sinal de quão desesperada alguns deles estão se sentindo devido à paralisia do sistema político global. "
Mas o engenheiro ambiental canadense David Keith é levado a sério pelos políticos e cientistas, quando ele fala sobre as possibilidades de geoengenharia.
Keith era um professor de longa data na Universidade de Calgary e é agora um professor de Políticas Públicas na Harvard Kennedy School e Gordon McKay Professor de Engenharia e Ciências Aplicadas da Universidade de Harvard. Ele está particularmente interessado em energia solar a geoengenharia , ou gestão da radiação solar, o que implicaria colocar minúsculas partículas de enxofre na estratosfera, onde eles iriam refletir a energia solar de volta ao espaço.
Em seu novo livro, Um Caso de Engenharia Climática , Keith diz que a geoengenharia é uma "solução técnica brutalmente feio." Ele admite alegremente que ele tem um monte de dúvidas sobre isso como uma tecnologia que pode ter consequências perigosas e indesejadas, e que não trata a causa das mudanças climáticas: o acúmulo de gases de efeito estufa na atmosfera.
Mas, como disse Keith The Sunday Edição 's Michael Enright em uma entrevista, isso não significa que devemos ignorar o fato de que ele poderia baixar rapidamente a temperatura da Terra e contrariar alguns dos efeitos da mudança climática.
É tecnicamente viável e relativamente barato de fazer, acrescenta.
E dada a forma como a comunidade global se arrasta seus saltos na redução das emissões, argumenta ele, um bruto, solução rápida para a mudança climática pode tornar-se necessário nas próximas décadas.
"Eu acho que o ponto importante é que não é difícil de fazer, de que todas as perguntas difíceis são sobre se devemos fazê-lo, que o controla, o quão bem ele funciona."
Keith também reconhece o perigo de que, se a geoengenharia se tornasse visto como uma solução comprovada para o aumento das temperaturas globais, haveria uma forte tentação de renunciar a redução das emissões caras e simplesmente avançar com a geoengenharia para combater os resultados de aumento dos níveis de gases de efeito estufa na atmosfera vez.
"Você [precisa] fazer geoengenharia durante o tempo que você desacelerar as emissões. No longo prazo, você tem que trazer as emissões a zero ", diz ele.
De acordo com Keith, se quisermos um clima estável, devemos finalmente parar de colocar mais dióxido de carbono na atmosfera. "O dióxido de carbono é como encher uma banheira. O risco climático vem da soma histórica de todas as emissões. A única maneira de parar de adicionar a esse risco é o de parar de colocar mais dióxido de carbono dentro"
"Mas vamos dizer que você vai parar de emissões de dióxido de carbono ao longo de 100 anos. Se você fizer isso solares geoengenharia , você pode espalhar-se a mudança climática mais de 200 anos, diminuindo a quantidade de mudança do clima, e eu diria que a maioria dos riscos climáticos têm a ver com a taxa de mudança. "
Keith não está chamando para uma adoção imediata de geoengenharia.O que ele quer ver é energia científica e política derramado em investigação sobre as possibilidades e os riscos da geoengenharia, e um debate público robusto para que as decisões políticas fundamentadas podem ser feitas sobre se é uma ferramenta viável para evitar os piores efeitos da mudança climática.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOTAL DE VIZUALIZAÇÕES