sexta-feira, 25 de abril de 2014

Exoplanetas habitáveis ​​são más notícias para a humanidade

Habitable exoplanets are bad news for humanity
24 de abril de 2014 - Na semana passada , os cientistas anunciaram a descoberta de Kepler- 186F , um planeta 492 anos -luz de distância na constelação de Cygnus . Kepler- 186F é especial porque marca o primeiro planeta quase exatamente o mesmo tamanho da Terra orbitando na "zona habitável", a distância de uma estrela em que poderia esperar a água líquida e talvez a vida .

Porém, é que esta descoberta aumenta ligeiramente a quantidade de crédito que damos a possibilidade de nossa própria extinção a curto prazo . Isso é por causa de um conceito conhecido como o grande filtro .

O grande filtro é um argumento que tenta resolver o Paradoxo de Fermi : por que não encontramos extraterrestres ( ou por que eles não nos encontraram ) , apesar da existência de centenas de bilhões de sistemas exosolar em nossa vizinhança galáctica em que a vida pode evoluir ? Como o físico Enrico Fermi observou homônimo , parece bastante extraordinário que nem um único sinal extraterrestre ou projeto de engenharia foi detectado.

Esta aparente ausência de civilizações extraterrestres prósperas sugere que pelo menos um dos passos do humilde planeta para a civilização interestelar é extremamente improvável. A ausência pode ser porque a vida inteligente é extremamente rara, ou porque a vida inteligente tem uma tendência a se extinguir . Este gargalo para o surgimento de civilizações alienígenas a partir de qualquer um desses bilhões de planetas é referido como o grande filtro .

Os defensores dessa hipótese " Rare Earth " também argumentam que a evolução da vida complexa exige um  grande número de condições perfeitas. Além da Terra estar na zona habitável do Sol , a nossa estrela deve ser longe o suficiente do centro da galáxia para evitar radiação destrutiva , os nossos gigantes gasosos deve ser grande o suficiente para varrer os asteróides da trajetória da Terra , e nossa invulgarmente grande Lua estabiliza a inclinação axial que nos dá diferentes estações do ano .

Estes são apenas alguns pré-requisitos para a vida complexa . O surgimento da linguagem simbólica , ferramentas e inteligência poderia exigir outras " condições perfeitas ", como bem .

Ou é o filtro antes de nós ?

Embora o surgimento de vida inteligente pode ser raro , o silêncio também pode ser o resultado de vida inteligente surgindo com freqüência, mas , posteriormente, não conseguir sobreviver por muito tempo. Talvez cada tropeço civilização suficientemente avançada através de uma tecnologia suicida ou se estabelecer em uma trajetória insustentável ? Sabemos que um grande filtro impede o surgimento de civilizações interestelares prósperas , mas não sabemos se vamos ou não já limpou-a no passado da humanidade, ou se ele nos espera no futuro.

Por 200 mil anos , a humanidade tem sobrevivido supervolcanoes , impactos de asteróides e pandemias que ocorrem naturalmente. Mas o nosso histórico de sobrevivência se limita a apenas algumas décadas , na presença de armamento nuclear. E nós não temos nenhum registro de trilha em tudo de sobreviver muitas das radicalmente novas tecnologias que possam chegar neste século.

Cientistas como astrônomo real Martin Rees , no Centro de Cambridge para o Estudo do ponto de risco existencial aos avanços da biotecnologia estimado como sendo potencialmente catastrófico. Outros, como Stephen Hawking , Max Tegmark , e Stuart Russell , também com o Centro de Cambridge, expressaram séria preocupação com o exótico , mas pouco estudado possibilidade de superinteligência máquina.

Vamos torcer para que Kepler- 186F é estéril

Quando o Paradoxo de Fermi foi proposto inicialmente , pensava-se que os planetas em si eram raros. Desde então , no entanto, os instrumentos de astronomia têm revelado a existência de centenas de exoplanetas . Essa parece ser apenas a ponta do iceberg.

Mas cada nova descoberta de um planeta semelhante à Terra na zona habitável , como Kepler- 186F , torna menos plausível que simplesmente não existem planetas lado da Terra que poderia suportar a vida. O grande filtro é, portanto, mais propensos a estar à espreita no caminho entre planeta habitável e civilização florescente.

Se Kepler- 186F está repleto de vida inteligente , então isso seria realmente uma má notícia para a humanidade porque iria empurrar para trás a posição Grande do Filtro mais para os estágios tecnológicos de desenvolvimento de uma civilização. Isto implicaria que a catástrofe aguarda nós e nossos companheiros extraterrestres.

No caso do Kepler- 186F , ainda temos muitas razões para pensar a vida inteligente pode não surgir. A atmosfera pode ser muito fino para evitar o congelamento ou o planeta pode ser tidally bloqueado, causando um ambiente relativamente estático. Descoberta destas condições hostis deve ser motivo de comemoração. Como o filósofo Nick Bostrom disse uma vez:

O silêncio do céu noturno é de ouro ... na busca de vida extraterrestre, nenhuma notícia é uma boa notícia . Ele promete um potencialmente grande futuro para a humanidade.

Andrew Snyder - Beattie trabalha na Universidade de Oxford. Este artigo foi publicado originalmente em The Conversation .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

TOTAL DE VIZUALIZAÇÕES